top of page
  • Foto do escritorGuia

Você sabe o que é Foresight? (Foresight Estratégico, Corporate Foresight ou Prospectiva Estratégica)


prospectiva-estrategica-trabalho-em-equipe

Em 2018, a Universidade AARHUS realizou um estudo para tentar avaliar como as empresas líderes de mercado constroem uma posição superior às demais. A investigação revelou que empresas que se preparam sistematicamente para o futuro possuem um melhor desempenho, chegando a ser 33% mais lucrativas que a média. O estudo também indica que muitas empresas não estão preparadas para o ritmo de mudanças que ocorre dentro do seu próprio setor ou ao redor. Como consequência, elas acabam alcançando resultados menores.


Essas informações levam à constatação de que a preparação para mudanças cada vez mais bruscas e aceleradas tornou-se indispensável à sobrevivência e à performance das organizações. Temos, portanto, a maior força propulsora para o que chamamos de Foresight.


Foresight é o uso dos métodos de estudos de futuros como uma ferramenta de gestão. O termo implica necessariamente uma ação no presente, tendo em vista que a investigação sobre o futuro nos impulsiona às mudanças das estratégias organizacionais no agora. Assim, diante de tanta incerteza e interrupção, seria ideal que todas as organizações desenvolvessem esses estudos.


Para se adaptar e agir diante das mudanças rápidas, mesmo com tantas incertezas, uma das principais capacidades a serem desenvolvidas pelas empresas é a prospectiva. O substantivo se traduz pela capacidade de desenvolver insights sobre alternativas futuras e usá-los para criar ou renovar negócios que sejam relevantes para o futuro, trocar modelos desatualizados e fugir da dependência de trajetória de determinado setor, enxergando novas ameaças e oportunidades.


O Foresight pode ser dividido em 3 fases principais: 1)Identificar sinais; 2)Interpretar de que forma esses sinais estão impactando e impulsionando mudanças no mercado; 3) Agir de modo a se adaptar e criar novas possibilidades que se aproveitam destes estímulos nascidos ontem ou hoje.


O Foresight é essencialmente um processo participativo, que envolve tomadores de decisão, gestores, especialistas e outros atores na exploração das opções que poderão enfrentar no futuro, ajudando os líderes a compreenderem as implicações de todas as possibilidades para o seu negócio. O processo, por si só, gera grande aprendizado a partir da inteligência coletiva de um grupo, ampliando a base de conhecimento e questões a serem trabalhadas nas estratégias empresariais, de negócio, de produto ou de marketing.


O conjunto de métodos também pode ser utilizado para: detalhar competências a serem desenvolvidas na organização; pensar em novos modelos de negócio; pensar em parcerias e formatos para desenvolver a inovação aberta; aumentar o aprendizado na organização; entre outras.

Foresight, portanto, não é sinônimo de prever o futuro, pois não há um futuro único e pré-determinado. Mas existem, sim, muitos futuros possíveis determinados pelas decisões que tomamos hoje. O objetivo do Foresight é ajudar a tomar decisões melhores por meio da antecipação. Afinal de contas, melhor ser pró-ativo do que estar sempre apagando incêndios, não é mesmo?! Antecipar nos dá mais tempo para entender melhor as ameaças e as oportunidades e desenvolver estratégias mais criativas, reconhecendo quais tendências estão surgindo para que possamos combatê-as ou aproveitá-las.


#foresight #estudosdefuturos #futuros #ferramentadegestão #estratégias #empresas #organizações #mudanças #transformações #desempenho #ForesightEstratégico #CorporateForesight #ProspectivaEstratégica #futurabilidade


bottom of page