top of page
  • Foto do escritorGuia

Você sabe o que é biomimética?

A nossa última entrevistada da TRAMA, @carol_nous, é instrutora de Biomimética certificada em Biomimicry Professional pela Universidade do Arizona e Biomimicry 3.8. Como você viu na conversa, ela se envolve por tudo o que tem bio no nome.

Mas você sabe o que biomimética significa? Fomos em busca de um outro vídeo da Carol para contar aqui.


A Biomimética é a ciência e o método que ensinam a observar, aprender e aplicar a inspiração da natureza em novos produtos, serviços ou negócios. No entanto, diferentemente de outros métodos que se inspiram na natureza e a utilizam como recurso, o que diferencia a biomimética é a mentalidade com a qual a natureza é observada e compreendida em toda a sua sabedoria.


Na biomimética ciência, existem três etapas a serem consideradas para a consideração efetiva de uma biomimetização:


>>Ethos: princípio ético de conexão do ser humano com a natureza, desenvolvida a partir da necessidade humana.

>>Reconexão: no sentido de reintegrar os aspectos mais intrínsecos do ser humano à natureza.

>>Imitação: quando, após o pedido de licença à natureza, replica-se a sua lógica no ambiente humano.


Na biomimética, a lógica do desenvolvimento regenerativo se contrapõe à ideia do desenvolvimento sustentável, de que o ambiente construído “neutro” é o melhor que o ambiente artificial pode ser em relação ao mundo vivo. A partir dessa nova visão, entende-se que os ambientes construídos podem produzir mais energia e recursos do que consomem e que podem funcionar como catalisadores da saúde dos lugares em que estão inseridos. Esta prática de design é descrita como uma que constrói capacidades e não coisas.


Assim, esta abordagem propõe uma evolução e aprofundamento do conceito de desenvolvimento sustentável, pois evidencia que o modo de se praticar sustentabilidade atualmente é ineficaz e insuficiente. O paradigma regenerativo da sustentabilidade reconhece que a humanidade, o desenvolvimento humano, as estruturas sociais e os interesses culturais são parte inerente do ecossistema, fazendo dos humanos participantes influentes da saúde e do destino da rede de sistemas vivos da Terra.


Museu do Amanhã (foto: Unsplash)

Inaugurado ao final de 2015, no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é um bom exemplo de como a biomimética foi aplicada na arquitetura. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, sua forma longilínea foi inspirada nas bromélias do Jardim Botânico. Suas abas se abrem para captar a luz do sol que, em seu interior, é transformada em energia para iluminar e refrigerar os 15 mil metros quadrados da construção.

#guiaconversa #futuros #biomimética #desenvolvimentoregenerativo







bottom of page