top of page
  • Foto do escritorGuia

Sobre 2021: estaremos preparados para os possíveis cenários que se apresentarão?


Amy Lynn Webb - imagem: reprodução

2020 começa a se despedir e muitos já estão ansiosos pelo início do novo ano, com as vacinas gerando esperança de um 2021 menos angustiante, pelo menos. Mas será mesmo? Independentemente das previsões, estaremos preparados para os possíveis cenários que se apresentarão?


É exatamente sobre isso que a futurista americana Amy Lynn Webb discorre no artigo “How Futurists Cope With Uncertainty”, escrito ainda no início da pandemia, mas mais necessário do que nunca. A partir da afirmação de que é impossível fazer previsões precisas a respeito dos nossos setores em 3, 6 ou 12 meses, Amy propõe o uso de uma ferramenta simples, utilizada pelos futuristas em tempos de profunda incerteza: o Eixo da Incerteza, aplicável tanto em nossa vida profissional quanto pessoal. Clique aqui para acessá-lo.



“Quanto mais resultados plausíveis você descobrir e quanto mais flexível puder ser em seu pensamento e planejamento, mais seguro se sentirá em relação ao seu futuro. É assim que você quebra o ciclo vicioso de ansiedade corporativa. E há um benefício adicional: se você identificar o risco existencial cedo, terá tempo para agir”, diz a autora.

Os passos apontados por Amy na ferramenta são os seguintes:


>>Etapa 1: faça o brainstorm de incertezas externas, com quatro categorias amplas, incluindo fatores econômicos, sociais, políticos e ativismo e o progresso tecnológico e científico.


>>Etapa 2: faça brainstorm de incertezas internas (ou conhecidas), mudanças perturbadoras sobre as quais você tem algum controle direto.


>> Etapa 3: selecione duas incertezas e coloque-as em eixos opostos.


>>Etapa 4: escreva um título para cada quadrante. As manchetes devem descrever como seria um estado futuro se cada uma das incertezas acontecesse. Os títulos devem ser descritivos.


>>Etapa 5: rotule cada quadrante. Isso irá ajudá-lo a triangular e priorizar as ações que realizará. Aqui estão as etiquetas:

oportunidade de curto prazo; oportunidade de longo prazo; risco de curto prazo; risco de longo prazo; risco existencial


>>Etapa 6 (final): Encontre sua ação. Tal como a descrição da etapa diz, uma vez identificados os cenários, este é o momento de definir as ações a serem tomadas diante deles.


É possível continuar a usar os Eixos de Incerteza em sua organização antes de uma sessão de planejamento estratégico mais detalhada ou para complementar seu processo de visão de longo prazo.


#guiafuturabilidade #futuros #incerteza #eixodaincerteza


bottom of page