Guia
O futuro do trabalho nos próximos 5 anos

Um dos nossos temas favoritos por aqui - e já percebemos que o de vocês também - é o futuro do trabalho. E o World Economic Forum acaba de lançar um report fresquinho que mapeia os empregos e as habilidades do futuro, já abraçando o ritmo das atuais mudanças e dos novos contextos gerados pela pandemia em 2020. Acompanhe os nosso highlights sobre o que deve mudar nos próximos cinco anos.
>> O gap de competências continua alto, à medida que as habilidades demandadas em todos os empregos irão mudar no próximo quinquênio. Entres as habilidades que os empregadores consideram crescentes na liderança até 2025 estão o pensamento crítico e a análise, bem como a resolução de problemas. A capacidade de autogestão, que envolve a aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, também é crescente.
>> Na ausência de esforços proativos, a desigualdade provavelmente será exacerbada pelo duplo impacto da tecnologia e pela recessão pandêmica. Os empregos ocupados por trabalhadores com salários mais baixos, mulheres e trabalhadores mais jovens foram afetados de forma mais profunda na primeira fase da contração econômica.
>> A janela de oportunidade para requalificar e habilitar trabalhadores tornou-se mais estreita no mercado de trabalho recentemente restrito. Isso se aplica tanto a trabalhadores que provavelmente permanecerão em suas funções, tanto àqueles que correm o risco de perder suas funções devido ao aumento do desemprego relacionado à recessão e não podem mais esperar por uma reciclagem no trabalho. Para os trabalhadores que devem permanecer em suas funções, a parcela de habilidades essenciais que mudará nos próximos cinco anos é de 40%, e 50% de todos os funcionários precisarão de requalificação.
#guiafuturabilidade#futuros#futurodotrabalho#educação#worldeconomicforum