Guia
Net Arte: a arte digital do nosso tempo
Na primeira entrevista da TRAMA, a nossa série de entrevistas, o criativo Dario Joffily fala sobre Net Arte e cita um gif do artista Ori Toor, de que gosta muito. Mas vamos voltar um pouco e entender o que está por trás desse conceito.
Ao que tudo indica, o termo Net Art foi criado em 1995 pelo esloveno Vuk Cosic, um dos precursores do movimento. Ao receber um e-mail todo codificado em ASCII (código binário) de um desconhecido, Cosic só conseguiu ver o termo “net.art”, bem sugestivo para o que se desenrolaria a partir de então.
De acordo com os artigos “Art for shut-ins: An introduction to the world of Net Art” e “These artists make online disinformation into art. Or is it the other way around?”, publicados recentemente pelo portal Washington Post, a Net Arte é um movimento no qual os artistas procuram expressar sentimentos específicos da era digital, utilizando a interface digital como suporte principal para as suas criações. Por isso, os pixels estão para um artista da internet da mesma forma que a pintura está para um impressionista.
Nova técnica, novos conceitos estéticos que subvertem a relação entre arte e mídia - bem como a sensação de falta de criatividade ocasionada pelo uso comercial da internet - e apontam para a desestruturação da experiência convencional de navegação web. Enquanto a maioria dos sites possui um formato similar (há um cabeçalho, menu com botões, um espaço no centro dedicado ao conteúdo, etc.), os sites programados por webartistas acabam por quebrar com essa posição rígida, com um misto de linguagens, telas, informações e imagens que se sobrepõem.
Além da subversão e do seu teor metalinguístico, uma das características da Net Arte é também a descentralização, exatamente pela tentativa de dessacralização dos cânones, em que, diferentemente do mundo da arte “convencional”, novas vozes podem ser ouvidas. Os artistas da Net Arte se voltam para o nosso mundo digital para elucidar suas distorções e enfrentar suas hierarquias.
Outra característica importante é o olhar atento para os desafios que enfrentamos à medida que lidamos com diferentes camadas de informação e desinformação aceleradas. Se a Net Art é construída a partir do material de nosso tempo, é provável que seja a melhor forma de desafiá-lo.
#guiafuturabilidade #guiaparaarte #netarte #arte #trama