top of page
  • Foto do escritorGuia

Grazi Mendes e a "coragem como movimento de futuro"


Grazi Mendes para o TEDxUnisinos

No último post, trouxemos as falas de Pupul Bisht sobre a descolonização de futuros que, entre outras coisas, ressalta a importância de sairmos do futuro tecnocrata, aquele que coloca a tecnologia na centralidade de tudo e como principal salvação para todos os problemas, para um futuro plural e imaginado também por comunidades marginalizadas.


Hoje, completamos o raciocínio sugerindo um Ted Talk da Grazi Mendes Rangel, Head de Pessoas na ThoughtWorks. Grazi é co-fundadora do cursinho popular Pré-Enem Morro do Papagaio e da PONTE - hub de diversidade e inclusão. Executiva com experiência em empresas multinacionais e nacionais de diversos segmentos e tamanhos e também professora universitária e em programas de desenvolvimento de lideranças.


Durante quase 10 minutos, Grazi conta um pouco de sua história e cita alguns dados que põem em prova o que vem sendo chamado de novo normal. “Novo normal pra quem?” pergunta. Afirmando-se como líder de um tempo em que as lideranças parecem se preocupar mais com o futuro do que com o presente, ela questiona a desumanização dos processos e a incapacidade dos executivos de olhar para o que realmente importa.


“Afinal o que há de realmente novo? Discutir como a tecnologia vai transformar nossas casas? Reimaginar os escritórios ou os espaços de trabalho? Criar novos modelos baseados na colaboração em rede? São conversas necessárias, mas não são suficientes.”


Grazi acredita no futuro não como fim, mas como resposta à força e à coragem de um movimento que deve se iniciar agora, no presente. “Porque coragem é movimento de futuro. Um futuro que não é amanhã. É agora. Tem sempre alguma mudança que a sua caneta alcança. Tem sempre alguma mudança que o seu movimento alcança. E a sua coragem é um bom começo”, diz.


Nós concordamos e assinamos embaixo. E você?

.

#guiafuturabilidade #futuros #futurosplurais #inclusão


bottom of page