Guia
Como você toma decisões? GNT e Inesplorato lançam mini-documentário sobre o tema

O canal GNT, em parceria com a Inesplorato, acaba de lançar o mini-documentário "Salto Livre - O Futuro das Escolhas" com informações reveladoras sobre o assunto. Entre elas, a de que pesquisas desenvolvidas nos Estados Unidos dão conta de que fazemos cerca de 35 mil escolhas diárias.
As informações também revelam que, ao contrário do que pensamos, nossas escolhas não são tomadas com a liberdade com que imaginamos, mas estão interligadas a uma série de fatores sociais, antropológicos, históricos e culturais da nossa vida.
O documentário sugere que a noção da não individualidade das nossas escolhas pode ser determinante para que possamos, sim, fazer escolhas de forma mais consciente. Mas para que isso aconteça, é preciso que tenhamos a capacidade de ir a fundo em nossa visão da realidade, uma vez que aquilo que vemos será determinante para o nosso processo de escolha e tomada de decisões.
Eis aí um entrave para o Brasil, que ocupa a quinta posição no ranking de países que possuem a percepção de realidade mais distorcida. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Ipsus em 2018, já chegamos ao ponto de achar que o índice de desemprego nacional estivesse na casa dos 60% quando, na verdade, indicava 13%. Em um país tão grande e complexo como o nosso, não é difícil que pessoas de diferentes regiões tenham visões completamente distintas umas das outras.
Para além da esfera individual, esse problema afeta também a esfera coletiva, sobretudo as organizações. As empresas são capazes de alcançar grande número de pessoas com suas decisões, sejam os próprios colaboradores, clientes ou comunidade. E quem toma estas decisões? Os tomadores de decisão possuem senso crítico apurado? Estão abertos a entender a visão de mundo e cooperam com pessoas impactadas (empatia e cooperação)?
Como solução, a disseminação de uma cultura que instigue a curiosidade torna-se fundamental. Uma abertura de pensamento que nos dará a segurança necessária para tomarmos decisões mais ousadas e corajosas.
E falando em tomar decisões, compartilhamos recentemente um artigo da Mckinsey que reuniu alguns princípios capazes de auxiliar os líderes a tomarem decisões inteligentes em momentos de incerteza. Um dos principais pontos é a importância do envolvimento de mais pessoas neste processo. Já que nossas escolhas são enviesadas pelas nossas vivências, é importante que diferentes visões contribuam para a construção de estratégias de curto, médio e longo prazo.
#liderança #visão #empatia #cooperação #futurabilidade