Guia
Como buscar e identificar sinais de mudança

O processo de pensar futuros no foresight pode ser resumido em pelo menos 3 etapas: exploração (escaneamento do horizonte), reconhecimento e ação. Aos poucos, abordaremos cada uma delas e suas variações. Por hora, falaremos da etapa de exploração, em que saímos em busca de sinais que indiquem mudanças, que possam indicar forças emergentes ou enfraquecidas, bem como padrões históricos de transformação.
Antes de começar a pesquisa, é crucial definir quais são o horizonte temporal e o foco estratégico. Dependendo do mercado, entender se a pesquisa abrange os próximos 5 ou 10 anos faz toda a diferença, visto que as evoluções tecnológicas e/ou disrupções no mercado podem sofrer alterações consideráveis entre um período e outro.
No livro Thinking about the Future - Guidelines for Strategic Foresight, de Andy Hines e Petter Bishop, aprendemos que a clareza do escopo das atividades e dos seus limites possibilita um exame mais preciso dos ambientes internos e externos de uma organização para buscar fontes de informação empíricas e também intuitivas.
Amplitude e profundidade são importantes. Não se trata de encontrar informações inacessíveis a outras pessoas, posto que hoje há muitas informações disponíveis sobre tudo, mas de interpretá-las e agir de maneira mais rápida e criativa.
A análise de tendências e de questões emergentes
A utilização do termo tendência pede cuidado porque é fácil transformar uma tendência em algo, digamos, tendencioso, imposto, em que se privilegia um único ponto de vista, ancorado em interesses muito específicos (geralmente, de mercado) e nos quais se projeta um futuro desejável para todos.
Ao longo da história, a forma como o conceito de tendência passou a ser utilizado carrega uma definição de tendência como sendo verdade, como algo que vem a moldar uma visão do mundo, da sociedade e do futuro, no qual todos acreditam sem questionar.
De forma mais simples, é possível explicar as tendências como padrões de mudança de comportamento e mentalidade em uma determinada variável ao longo do tempo. As tendências podem ser extrapoladas para o futuro, mas são, em última análise, sobre o passado e o presente. Elas podem se transformar ou desaparecer ao longo do tempo. Analisá-las é útil, no entanto, porque as tendências sugerem uma direção para a sua exploração futura e ajudam a fundamentá-la nas realidades de hoje.
Uma maneira de mapear e entender as tendências é visualizar as informações, evidências e dados que você está coletando através da varredura do horizonte. Um mapa mental já pode ajudar você a visualizar as questões e sinais observados, fazendo associações e relações entre os sinais e consequências. Outro método que pode ser utilizado é a Roda do Futuro (Futures Wheel), que ajuda a identificar as possíveis consequências de tendências e eventos, apoiando a tomada de decisão e o gerenciamento de mudanças. É quase um brainstorming mais estruturado, uma forma de organizar o pensamento e os questionamentos sobre o futuro.
Com essas técnicas e informações, aos poucos você terá um mapa que pode lhe indicar por onde seguir com a pesquisa, lhe ampliará a visão sobre opções e
consequências, além de lhe provocar perguntas!
#guiafuturabilidade#foresight#futuros#tendências#trends#sinais#futureswheel#mapamental