Guia
28% dos jovens brasileiros já pensaram em não voltar para a escola depois da pandemia

Quais são os efeitos da pandemia na vida de jovens no Brasil? Esta foi a pergunta que a pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus” buscou responder. Realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE) e organizações parceiras, o estudo, desenvolvido com mais de 33 mil jovens de todo o Brasil, tem o objetivo de apoiar a construção de políticas a partir de evidências e de um amplo processo de diálogo e articulação social. Os resultados foram disponibilizados em junho. Sublinhamos algumas informações.
Segundo o relatório, esta é a maior população jovem da história do país, que soma 47,2 milhões (23%). São jovens que já estão no mercado de trabalho ou estão em transição para. Por causa do enorme impacto causado pela Covid-19, esses jovens estão tendo que optar por reduzir os custos e ajudar a família, migrando para trabalhos muitas vezes precários.
Os dados revelam que 28% do jovens já pensou em não voltar para a escola. Quanto maior a idade, maior é o número de jovens que cogitam deixar os estudos. Chama a atenção a elevada proporção de jovens em idade escolar obrigatória que declaram ter pensado em parar.
Embora 34% dos jovens ouvidos estejam pessimistas em relação ao futuro, eles também têm algumas perspectivas positivas em relação à maneira como a sociedade vai se organizar a partir desta crise. Quando pensam no futuro pós-pandemia, cerca da metade deles considera que a sociedade em geral vai valorizar mais os educadores, que a ciência e a pesquisa receberão mais investimentos e que as relações humanas e a solidariedade também serão mais valorizadas.
Em razão dos custos menores se comparado ao ensino presencial, é provável que a Educação à Distância (EAD) tenha uma aumento expressivo, o que vai ao encontro da pesquisa do Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS) que divulgamos. A crise da COVID-19 provavelmente intensificará a transição e o posicionamento da educação online sob demanda como núcleo dos modelos de ensino superior.
#guiafuturabilidade#futuros#covid19#reports#futurodaeducação#educação#conjuve#educaçãodejovens#EAD